Notícias

9 atitudes que empreendedores mentalmente fortes fazem que ninguém faz

A maioria das pessoas foge de seus medos, mas não as de mentalidade forte.

Gerenciar as emoções e aumentar a produtividade pessoal, é algo extremamente importante no cotidiano do empreendedor e logicamente de profissionais habilitados em diversas áreas, vamos analisar aqui como os empreendedores com uma tendência forte na personalidade agem no cotidiano da vida.

Eles praticam gratidão.
Em vez de concentrar-se somente no operacional do dia-a-dia ou o que não se têm ainda, as pessoas mentalmente fortes fazem um balanço de todas as grandes coisas que elas têm e as competências desenvolvidas. Existem várias maneiras de praticar a gratidão, mas a maneira mais simples de começar é apenas pensar em três coisas pelas quais você é grato, seja no campo do ser ou do ter. Você também pode começar a prática diária de gratidão anotando todas as coisas boas que você experimentou ao longo do dia ou adotar rituais de gratidão, como apreciar a gratidão antes de uma refeição sendo grato pelo alimento.

Eles dizem “não”.
Dizer “não” pode ser um problema para alguns, mas não para os mentalmente fortes. Em vez de aceitar todos os convites sociais ou ajudar parceiros de trabalho em todos os projetos, eles simplesmente dizem “não”. Dessa forma, eles podem concluir seu próprio trabalho e não se comprometerem demais.

Eles superam sua crítica interna.
Se você acha que é um fracasso, adivinhe? Você provavelmente acabará falhando. Essa profecia auto-realizável está prevendo seu destino.

Em vez disso, use essa profecia auto-realizável a seu favor, acreditando que você terá sucesso. Isso pode ser um desafio, mas é possível se você prestar atenção aos seus pensamentos. Não ignore esses pensamentos negativos, reconheça-os e, em seguida, faça algo positivo para distrair-se.

Dê uma olhada nas evidências nos dois pontos de vista, ao anotar os bons e os maus sentimentos, você notará que alguns desses pensamentos negativos são irracionais. Encontre equilíbrio: ao invés de flagelar-se mentalmente, olhe para suas falhas como formas de melhorar.

Eles se expõem à dor.
Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a suportar a dor, desde que haja um propósito. Eles não passam por um treino desafiador, por exemplo, apenas para provar o quão difícil é. Afinal, há alguma verdade no velho ditado popular que: "Sem sacrifício, sem valor” ou “ganha fácil e perde fácil". Os ganhos emocionais conquistados com uma certa dificuldade geram valor interno.

Eles não culpam os outros.
Pessoas mentalmente fortes nunca culpam os outros por seus erros ou falhas. Eles assumem total responsabilidade por suas ações. Fazer isso significa que eles não dão poder aos outros, trazem a responsabilidade para si mesmos e adotam uma postura de: “se acertei tudo bem, mas se errei a culpa é minha, e agora entendo como melhorar na próxima vez”.

Eles praticam um otimismo realista.
Os mentalmente fortes são pessoas otimistas. Mas eles também entendem que não podem ser excessivamente otimistas. É improdutivo acreditar que os desafios desaparecerão magicamente ou que os objetivos serão manifestados sem tomar qualquer ação no mundo real.

Pessoas mentalmente fortes praticam otimismo realista. Isso significa que eles levam em conta os desafios que enfrentam e concentram-se no que podem fazer para aceitar ou superar essas realidades. A maioria começa com planejamento antes de precisar concluir algo, desta forma, o otimismo tem em si espaços para manejar os procedimentos.

Eles reconhecem suas limitações.
Embora as pessoas mentalmente fortes possuem autoconfiança, eles também sabem quando é hora de reconhecer pontos fracos. Eles estão cientes de suas fraquezas e não hesitam em pedir ajuda quando necessário.
A observância em melhorar o conjunto de habilidades é mais importante do que proteger o ego, com humildade isso permite melhores aprendizados.

Eles não se comparam aos outros.
Lembre-se, os fortes mentalmente minimizam o seu tempo e ampliam sua energia. Então, por que desperdiçar em preocupar-se com o que os outros estão fazendo? Sentimentos como ciúme e ressentimento não são apenas exaustivos; eles são inúteis.

Em vez disso, eles apreciam os outros e celebram suas realizações com eles. Isso cria otimismo - que é um ganha-ganha para todos. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, um sentimento de otimismo pode reduzir o risco de morrer por causas importantes, como as doenças cardiovasculares.

Eles respeitam e até gostam de seus concorrentes.
Pessoas mentalmente fortes não têm medo, nunca sentem-se intimidadas e nem invejam seus concorrentes. Na verdade, eles respeitam entre si.

Eles percebem que seus concorrentes podem ser seus maiores professores. Eles podem aprender o que a concorrência fez certo ou errado. Eles podem ver o que os diferencia e usar isso como inspiração para o seu próximo movimento.

Steve Jobs e Bill Gates tiveram uma relação de amor e ódio. No entanto, ambos os homens apoiaram-se e respeitaram-se mutuamente, como Gates disse uma vez: "Eu daria muito para saber o gosto de Steve". E, Jobs admitiu: "Eu o admiro pela empresa que ele construiu - é impressionante - e gostei de trabalhar com ele. Ele é brilhante e tem um bom senso de humor."

Tornar-se mentalmente forte não acontece da noite para o dia, mas vale a pena a jornada. Pode fazer você - e sua equipe - resiliente o suficiente para suportar qualquer coisa.

voltar