Notícias

Alvo de críticas, WhatsApp adia validade de novos termos de uso

Atualizações polêmicas do aplicativo impulsionaram popularidade de concorrentes

Em meio à controvérsia gerada pelo anúncio de novas atualizações em sua política de privacidade, o WhatsApp adiou a data para implantá-las, conforme informado na última sexta-feira (15). Anteriormente previstas para vigorar a partir do dia 8 de fevereiro, as normas - segundo as quais os usuários só poderão seguir utilizando o aplicativo de mensagens se permitirem o compartilhamento de seus dados com o Facebook - só terão validade a partir de 15 de maio.

A empresa declarou em comunicado que o prazo estendido servirá para seus usuários terem tempo de rever e compreender os novos termos, garantindo que a mudança não violará informações pessoais sigilosas para acesso do Facebook - inclusive mensagens e ligações feitas pelo serviço, que continuam sendo criptografadas.

"A atualização inclui novas opções que as pessoas terão para enviar mensagens para uma empresa no WhatsApp e fornece mais transparência sobre como coletamos e usamos os dados. Embora nem todo mundo compre com empresas no WhatsApp hoje, achamos que mais pessoas escolherão fazer isso no futuro e é importante que as pessoas conheçam esses serviços. Esta atualização não expande nossa capacidade de compartilhar dados com o Facebook", explicou o WhatsApp.

A divulgação da nova data para a atualização de suas normas de uso ocorre após não apenas críticas à plataforma, mas a ascensão da popularidade de serviços concorrentes, como Signal e Telegram, que registraram grande aumento no número de downloads.

voltar